Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157
metadata.dc.type: Artigo
Title: O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino.
metadata.dc.creator: Cordeiro, Karolina Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Filipe, Marluce de Amorim
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem o objetivo de abordar sobre como a tecnologia através da Internet, torna-se imprescindível como uma alternativa significativa para educação, durante o período de pandemia, principalmente no Brasil, mais especificamente na cidade de Manaus no Estado do Amazonas, no início do ano de 2020. Os procedimentos metodológicos estão embasados no levantamento de informações através de pesquisas bibliográficas em publicações online como revistas, jornais, legislação e a busca de dados em relatórios virtuais de instituições renomadas na área da saúde e educação. O impacto da pandemia na educação, traz à tona a discussão sobre a urgência de mecanismos para a implementação da educação a distância em nosso país. Sabe-se que a tecnologia é um fator primordial no que diz respeito à evolução digital, permitindo experiências proveitosas especificamente no âmbito educacional. No entanto, diante do contexto em que o mundo se depara, com uma realidade caótica sem precedentes de uma pandemia causada pelo Covid-19, que se instalou no mundo, fechando ou alterando diversos setores dentre eles o educacional, onde milhares de crianças ficaram impedidas de ir à escola. Contudo, as instituições educacionais se empenham na busca de novas modalidades de estudo, como o suporte das tecnologias digitais. Assim, professores e alunos tiveram que se adaptar às aulas a distância e utilizar toda a criatividade para dar continuidade às atividades escolares, utilizando para isso a Rede Mundial de Computadores, Internet que foi um diferencial neste processo e os diversos recursos tecnológicos disponíveis.
Abstract: This article aims to address how technology through Internet, becomes essential as a significant alternative to education, during the pandemic period, mainly in Brazil, more specifically in the city of Manaus in the state of Amazonas, at the beginning of the year 2020. The methodological procedures are based on the survey information through bibliographic searches in online publications such as magazines, newspapers, legislation and the search for data in virtual reports of renowned institutions in the area of ​​health and education. The impact of the pandemic in education, brings up the discussion about the urgency of mechanisms for the implementation of distance education in our country. It is known that technology is a major factor with regard to digital evolution, allowing profitable experiences specifically in the educational field. However, before the context in which the world is faced, with a chaotic reality without precedent of a pandemic caused by Covid-19, which was installed in the world, closing or altering several sectors, including the educational sector, where thousands of children were prevented from going to school. However, institutions educational institutions are engaged in the search for new modalities of study, such as support of digital technologies. Thus, teachers and students had to adapt to distance classes and use all creativity to continue school activities, using the World Wide Web, Internet that was a differential in this process and the various resources technological resources available.
Keywords: Pandemia.
Isolamento Social
Tecnologia na Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdades IDAAM
metadata.dc.publisher.initials: IDAAM
metadata.dc.publisher.department: Faculdades IDAAM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Artigo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO.pdf206.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.